quinta-feira, outubro 06, 2005

Museu da Água Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos


A imagem da freguesia de Santa Engrácia encontra-se associada à existência do museu da água, mais propriamente, a estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, localizada na Rua do Alviela, que para além do seu magnifico jardim, oferece aos seus visitantes duas salas de exposições, uma permanente e uma outra temporária.
Esta estação elevatória foi inaugurada a 3 de Outubro de 1830, e veio permitir o aumento do volume de água fornecido à cidade de Lisboa.
O seu principal equipamento, constituído por quatro máquinas a vapor nas oficinas de E. W. Windsor de Ruão, as quais funcionaram, ininterruptamente, até 1928.
As máquinas cujo vapor era produzido por cinco caldeiras, são todas do mesmo tipo: êmbolos verticais de dois cilindros cada, com camisa de vapor – sistema Woolf – de expansão variável e de condensação.
Mas para uma visita virtual mas detalhada, aconselhamos a dar um salto até ao site oficial do museu da água e visitar virtualmente algumas das salas deste belíssimo museu, cuja visita recomendamos. In hptt://museudaagua.epal.pt/museudaagua